ART WEAR – Modernidade e Tradição

sobre Lucia HiguchiAs peças de Lucia Higuchi são concebidas na confluência da inovação própria do século XXI e as práticas remotas do ser humano. Na articulação entre o futuro e o passado, destaca-se a matéria prima da artista: o feltro. É com este material que são elaboradas peças únicas.
O feltro é conhecido como um dos primeiros tecidos usados pelo homem. Os antigos povos da Ásia o utilizavam amplamente: da construção de tendas ao vestuário. Viajantes daquela época fizeram o tecido atravessar o que é hoje a Turquia até alcançar a Europa.
Inquieta, Lucia Higuchi, formada pela FAU – Faculdade de Arquitetura pela USP, abriu novas trilhas e explorou incontáveis campos. Envolvida com as últimas tendências, é conhecida pela produção de vestuário conceitual e artesanal. Pioneira da art wear no Brasil, as blusas, casacos e vestidos construídos por Lucia Higuchi são montados, moldados, com o material que permite a ela prescindir das costuras.
O tingimento das peças de feltro prima pelo natural, em cuidadoso processo desenvolvido pela artista. Lucia Higuchi reverencia, assim, a feltragem, associando saber ancestral e processos modernos de produção em peças de arrojada beleza, nas quais sobressaem texturas inusitadas, transparências insondáveis, delicadeza feminina e, acima de tudo, arte.